Mais marketing no cinema
Que tal fazer um filme que além de ser um produto comercialmente interessante, ainda atenda às necesidades de marketing pessoal do cineasta?
Providencial, não acha?
Pois é isso mesmo que o cineasta Cao Hamburguer (Castelo Rá-Tim-Bum) resolveu fazer em seu novo filme "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias".
Desafiando o grande tabú existente no cinema brasileiro a respeito de quando conseguiremos ter o primeiro Oscar dado a um filme brazuca, o Cao resolveu apostar nos cavalos certos, inserindo na história todos os elementos que possam atender ao seu público alvo: os membros da academia de cinema americano.
Pra que serve isso? Meu... Um cineasta estrangeiro que chegue pelo menos perto de ganhar um Oscar abre grandes portas para trabalhar no todo-poderoso mercado americano!:)
It´s all about money, babies...
Talvez você me pergunte... E onde fica a arte?
Bom... Eu gosto de pensar que Steven Spielberg faz arte sempre que pode (Lista de Schindler, A Cor Púrpura, entre outros), mas como ele poderia fazer arte sem primeiro ganhar a devida confiança comercial de bons investidores com o ET, Jaws e outros clássicos do cinema comercial influenciado pelos velhos filmes B?
É preciso marketing, enfim, para viver de arte. E é sempre animador ver o tão idealista mercado nacional de cinema acordar para as necesidades de mercado.
Pode ser ainda um passo extremo e desesperador fazer um filme com objetivo de concorrer ao oscar, mas... Oras... Será que ninguém consegue isto???? Tantos filmes medianos europeus ganharam este prêmio...
Ah tá... Você quer a receita do cineasta para chegar ao Oscar?
Aí vão três pontos básicos e seu motivos (tente encontrar os muitos outros):
- História inclui temas judáicos : isto é fundamental para ganhar a simpatia dos grandes estúdios e cineastas americanos, pois a grande maioria pertence à comunidade judáica ( o próprio Spielberg, a Warner, etc... etc... etc...)
- História inclui um tema a respeito das desgraças do terceiro mundo (ditadura militar) - Importante, para não fazer sombra aos grandes sucessos da tradicional cultura americana.
- O personagem principal é um garotinho - Sabe-se lá porque, a academia americana gosta de premiar filmes estrangeiros que incluem garotinhos... Tsk... Tsk... Nem vou tentar explicar essa...
Como minha intenção aqui é falar de marketing, deixo que você mesmo decida se afinal o resultado final agrada ou não. ;)
Have fun, babies!
Marcadores: cinema, marketing, rico de moraes
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