Home MGroup | Artigos MGroup | Cursos On-Line MGroup | Consultoria On-Line | Quem Somos

novembro 01, 2006

Mais marketing no cinema

Que tal fazer um filme que além de ser um produto comercialmente interessante, ainda atenda às necesidades de marketing pessoal do cineasta?

Providencial, não acha?
Pois é isso mesmo que o cineasta Cao Hamburguer (Castelo Rá-Tim-Bum) resolveu fazer em seu novo filme "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias".

Desafiando o grande tabú existente no cinema brasileiro a respeito de quando conseguiremos ter o primeiro Oscar dado a um filme brazuca, o Cao resolveu apostar nos cavalos certos, inserindo na história todos os elementos que possam atender ao seu público alvo: os membros da academia de cinema americano.

Pra que serve isso? Meu... Um cineasta estrangeiro que chegue pelo menos perto de ganhar um Oscar abre grandes portas para trabalhar no todo-poderoso mercado americano!:)

It´s all about money, babies...
Talvez você me pergunte... E onde fica a arte?

Bom... Eu gosto de pensar que Steven Spielberg faz arte sempre que pode (Lista de Schindler, A Cor Púrpura, entre outros), mas como ele poderia fazer arte sem primeiro ganhar a devida confiança comercial de bons investidores com o ET, Jaws e outros clássicos do cinema comercial influenciado pelos velhos filmes B?

É preciso marketing, enfim, para viver de arte. E é sempre animador ver o tão idealista mercado nacional de cinema acordar para as necesidades de mercado.
Pode ser ainda um passo extremo e desesperador fazer um filme com objetivo de concorrer ao oscar, mas... Oras... Será que ninguém consegue isto???? Tantos filmes medianos europeus ganharam este prêmio...

Ah tá... Você quer a receita do cineasta para chegar ao Oscar?

Aí vão três pontos básicos e seu motivos (tente encontrar os muitos outros):

- História inclui temas judáicos : isto é fundamental para ganhar a simpatia dos grandes estúdios e cineastas americanos, pois a grande maioria pertence à comunidade judáica ( o próprio Spielberg, a Warner, etc... etc... etc...)

- História inclui um tema a respeito das desgraças do terceiro mundo (ditadura militar) - Importante, para não fazer sombra aos grandes sucessos da tradicional cultura americana.

- O personagem principal é um garotinho - Sabe-se lá porque, a academia americana gosta de premiar filmes estrangeiros que incluem garotinhos... Tsk... Tsk... Nem vou tentar explicar essa...

Como minha intenção aqui é falar de marketing, deixo que você mesmo decida se afinal o resultado final agrada ou não. ;)

Have fun, babies!

Marcadores: , ,


Acompanhe os melhores artigos sobre marketing na MGroup

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Home


Leia posts mais antigos. Veja os "Arquivos"
...Na coluna ao lado, organizados por mês