Home MGroup | Artigos MGroup | Cursos On-Line MGroup | Consultoria On-Line | Quem Somos

julho 04, 2006

Mais Dá-Dá-Dá pra quem quiser...

Yes! We do have bananas, papayas, grapes...

Pois é... Não é que aconteceu? :) hehehe

Como de costume, o último post que publiquei sobre a campanha Dá-Dá-Dá da Pepsi, circulou pela net, através de vocês, nossos ilustres e antenados leitores (obrigado!), levando a saudável crítica a respeito da burocracia cultural dos brasileiros a alguns fóruns e grupos de discussão...

Em um destes grupos de discussão, do qual faço parte, consegui pegar uma resposta clássica ao tema que levantei...

Um competente publicitário comentou que a campanha da Pepsi não seria criativa e, por este motivo, eles foram obrigados a colocar vários filmes diferentes no ar...

Bom... Como eu dizia... Já tem nego querendo picar a salsicha, e temperar com purê... hehehehe

Eu, particularmente, achei a campanha criativa, sim, dentro de seus objetivos.

Sempre gosto de repetir uma frase que ouvi em algum lugar: "Criatividade começa onde existe limitação".

Mas meu.... Sejamos francos.... Criatividade nunca foi o foco de um bom comercial...

Criatividade em si, não vende nada! Oras... Não estamos falando a respeito de um curta metragem a ser exibido em um festival de cinema alternativo da French New Wave, estamos?

Um comercial precisa ser eficiente, e a criatividade deve existir dentro desta necessidade, como ferramenta, na criação de formas interessantes de transmitir uma informação ao público alvo.

Estamos sim, falando da música New Wave (Da-Da-Da) que é um perfeito non-sense, digno da viralidade natural que apenas a falta de sentido lógico nos permite... hehehehehe

Ichhh Agora Caetaneei tudo... Embolei geral o meio de campo... hahaha

Explicando: A campanha da Pepsi tem por objetivo ser viral.

A informação do Dá-Dá-Dá é absolutamente viral, porque não gera qualquer discussão lógica... É, por assim dizer, Dadaísta... hehehe É quase subliminar.

A informação non-sense entra em nosso cérebro sem ser discutida... Poderia ser tão proibida quanto os famosos flashs invisíveis das campanhas subliminares, hein? ;)

Para manter a informação com esta característica, é proibido complicar! É proibido por purê na salsicha e maionese no hambúrguer!

É exatamente como o "Experimenta" da Nova Schin... É a famosa bobeira mental, a leseira total de pensamentos....

É como as piadas dos tomates que contávamos na escola (lembram destas?) ...

Acabamos rindo como crianças...

Sendo assim, aí vai meu veredito: O Dá-Dá-Dá não é criativo... É non-sense... A criatividade está na maneira como encaixaram este tema non-sense nos vários filmetes realizados pelos "propagandistas"... got it?

E no marketing, non-sense e viralismos em geral estão em alta, babies!!!!!! :)

Querem saber mais sobre isto??? Continuem acompanhando o AntiStress e a MGroup!

Em tempo... Adorei a resposta do citado publicitário (de quem não vou mais lembrar o nome, a esta altura, perdoem-me).

É isso mesmo... Pontos de vista diferenciados enriquecem uma boa discussão...

Divirtam-se!!!!!

Acompanhe os melhores artigos sobre marketing na MGroup

2 Commentários:

Anonymous Anônimo Disse...

Olá Rico.. adorei essas críticas, concordo com vc... acho a campanha "dá,dá,dá", super despretenciosa. É um saco perceber que por traz de um comercial tem um publicitário louquinho para faturar milhões te fascinando. Se vc perguntar, ninguem vai querer ser "hipnotizado" para consumir um produto, até pq estão satisfeitos com os produtos q consomem. E na ingenuidade de um slogan BOBO a Pepsi conseguiu uma se suas campanhas de maior sucesso popular!

Meu nome: Thiago Vieira, mas pode chamar de Thiago Hype.

Profile no orkut: Thiago Hype

e-mail: thiagohype@hotmail.com

10:50 AM  
Blogger Gabriela Guerson Disse...

É caro amigo...
Temos somente um problema nisso tudo. A necessidade de vender é tanta que usamos a tal criatividade de forma errada, muitas vezes. Em vez de usarmos para fazermos algo legal, etc. Usamos somente para vender, colocamos essas musiquinhas insuportáveis e fica martelando na cabeça. Aí vc vai e comprar! Marketing!! Só isso!!
bju

11:26 PM  

Postar um comentário

<< Home


Leia posts mais antigos. Veja os "Arquivos"
...Na coluna ao lado, organizados por mês